terça-feira, 2 de abril de 2013

ENTREVISTA COM A VENCEDORA PROFESSORA REGINA LOPES


Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais:

* Inabilidade para interagir socialmente;

* Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;

* Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.

Os estudos iniciais consideravam o transtorno resultado de dinâmica familiar problemática e de condições de ordem psicológica alteradas, hipótese que se mostrou improcedente. A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos e biológicos.


 

A Equipe da Educação Inclusiva de Tuntum – MA com o total apoio e colaboração da Diretora Suzana Alves, entrevistou a Professora Regina Lopes, mãe de Miguel, uma criança com autismo, onde a mesma declarou emocionada todas as dificuldades encontradas nessa luta diária, porém deixou claro que mesmo diante de tantas lutas, seu amor por Miguel é incondicional, ou seja, o seu amor é maior que sua dificuldade.

Confira a entrevista!

 
 
Educação Inclusiva (EI) - Quando você começou a perceber que seu filho talvez pudesse ser especial?
Regina Lopes (RL) – Desde os primeiros dias de vida, quando Miguel não expressava nenhuma reação como por exemplo, mãos sem movimentos, olhar perdido, porém achava que tudo era normal e que cada criança tem seu desenvolvimento.
 

 
EI – O diagnóstico de Autismo Infantil foi rápido?
RL – Não. Embora Miguel desde 1 ano e 8 meses ser acompanhado por uma neuropediatra, devido o retardo no seu desenvolvimento, esse diagnóstico só pode ser completo aos 4 anos de idade. Isso porque uma criança autista, no seu desenvolvimento infantil, só pode ser diagnosticada com esse transtorno quando ela apresentar algumas características específicas.
EI – Quais são as dificuldades que Miguel, sendo autista, apresenta?
RL – Muitas. Tem dificuldades de se expressar, não olha no olho, coordenação motora, por exemplo comer sozinho, na comunicação, na socialização com outras pessoas, entre outras.
EI – Seu filho sofre algum tipo de preconceito? Qual?
RL – Sim. O olhar estranho das pessoas que desconhecem o problema me machuca muito.
 
             Regina Lopes, em diversos momentos se emocionou ao falar do que já enfrentou em luta de uma vida melhor para Miguel, porém deixou claro que não se arrepende de tê-lo em sua vida, pois acredita que ele é um anjo enviado por Deus.
            Parabéns Professora Regina Lopes por sua dedicação e carinho dispensado na vida de Miguel, acreditamos que você é uma vencedora nessa batalha. A Equipe de Educação Inclusiva de Tuntum – MA encontra-se à sua disposição para enfrentarmos essa batalha juntos.
"Sem coragem, as outras virtudes carecem de sentido."
Winston Churchill

8 comentários:

  1. Amor e aquele que nunca se perde por nada !!! Parabéns Professora Regina pois nem todas as pessoa tem um carinho especial como você tem pelo seu filho !!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Regina Lopes Veloso, você é exemplo em todos os sentidos. Miguel é uma criança abençoada por tê-la, Deus abençoe aos dois sempre e que você MULHER VALENTE CONTINUE nos honrando com seu BRILHO... INTELIGÊNCIA... ALEGRIA... DISPOSIÇÃO... E MUITA... MUITA COMPETÊNCIA!! Bjão em vc e Miguel de sua amiga/fã. Susana Alves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Suzana Alves, vc também é responsável por todo esse trabalho, porque sempre está disponível a nos ajudar. Abraços.
      Equipe de Educação Iclusiva

      Excluir
  3. Parabéns a esta EQUIPE MAAAARAAARAVILHOOOSAAA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA pela iniciativa do blog, aaaaameeeiiii! Vamos botar pra Valer... aparecer... fazer... acontecer... xeruuuuu, estou aqui para o que der e vier, nem que vcs não queiram sou parte "agregada" desta equipe,kkkk!!! Sorte, muita sorte e que Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir
  4. parabéns pela a iniciativa da equipe, historia de amor e superação...fiquei emocionada....adorei o blog, principalmente porq minha amiga Wlga faz parte da equipe..bjuuu.....najla:)

    ResponderExcluir
  5. Hoje me sinto muito feliz por ter essa equipe do meu lado pois porque não conseguiria resolver parte do meus problemas com meu filho que especial ele tem Hiperatividade. Grata

    ResponderExcluir
  6. Parabéns à equipe e a Regina, que é uma guerreira em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  7. O Miguel é um amor de pessoa, meigo demais. E a Regina, uma vencedora. Parabéns, Regina!

    ResponderExcluir